4 sugestões para acertar a compra do seu barco

O processo de compra do seu barco pode se tornar bem mais simples e assertivo com as nossas 4 sugestões orientativas. Confira quais são elas!

Se você está pensando em investir em uma embarcação, vale a pena conhecer alguns detalhes que poderão te ajudar na compra do seu barco.

Isso porque, com base no interesse de aquisição, você poderá se decidir por um modelo que seja mais confortável ou um que te proporcione mais aventuras.

Para que você entenda exatamente como os detalhes podem influenciar na escolha do seu barco, nós organizamos um guia, que vai ajudá-lo a determinar como ele deve ser para atender suas expectativas.

Em quatro etapas, você poderá decidir as principais características do seu barco dos sonhos e, ainda, terá mais elementos para escolher aquele que mais te proporcionará bons momentos.

Confira!

4 etapas para nortear a compra do seu barco

Quando você  decide pela compra do seu barco,  certamente pensa em todos os detalhes sobre ele. Como deseja que seja, quais os seus pontos fortes e, até mesmo, qual a cor que gostaria que tivesse.

É a partir desse tipo de pensamento que você conseguirá determinar como é a embarcação ideal para o seu interesse, sabia?

Outro ponto de suma importância nessa jornada de compra, é entender que há responsabilidades documentais que não podem ser deixadas de lado.

Mas, tudo isso é fácil de se legalizar. Apenas é necessário organizar melhor essas decisões e isso nós te ajudaremos a fazer agora. Veja só:

1. Defina qual será o objetivo do barco

A primeira definição que você deve ter para poder investir na compra do seu barco, é para que ele será usado.

Critérios que podem ajudá-lo a decidir são, por exemplo, se será uma embarcação de passeio, se terá espaço para receber visitantes, se as viagens que pensa fazer são longas ou curtas, onde irá navegar, se a embarcação será usada para lazer ou para negócios, entre outras questões.

Quanto mais noção você tiver sobre a orientação de uso do seu barco, mais fácil será procurar pelo modelo que melhor te atende.

2. Organize a documentação necessária

Ser dono de uma embarcação exige muito além de apenas comprá-la. O proprietário de um barco possui tantas responsabilidades quanto o condutor de qualquer outro tipo de veículo.

Isso, por si só, já chama a atenção para uma documentação básica que é necessário ter, caso pretenda ser o capitão: as habilitações específicas requeridas.

Para obtê-las, é fundamental passar por um treinamento de condução. Inclusive, essas cartas náuticas possuem graduações, que estão diretamente ligadas ao porte e tipo da embarcação que poderá ser pilotada.

Elas são:

  • Arrais amador;
  • Mestre amador;
  • Capitão amador;
  • Motonauta;
  • Veleiro.

Navegar sem esse documento recai em infração grave e pode gerar enormes problemas para o dono do barco, além de todo o risco físico envolvido.

3. Faça uma escolha racional

As embarcações de luxo estão na moda. Principalmente durante o período da pandemia, onde os encontros foram substituídos por opções de lazer mais íntimas, os passeios de barco se tornaram mais requisitados.

Porém, não se baseie apenas no luxo e no status que a embarcação irá te garantir, quando estiver realizando a compra do seu barco. Leve em consideração os detalhes que vão além disso. Por exemplo:

  • A estrutura do barco;
  • Se ele é confortável o suficiente para viagens mais longas;
  • Se ele está apto a navegar nas regiões onde pretende ir;
  • Se está de acordo com todas as normas de segurança;
  • Se todas as documentações estão em ordem;
  • Se ele atende aos seus interesses;
  • Se os detalhes, como a cor, por exemplo, suprem as suas expectativas.

A beleza do barco, em si, está diretamente ligada à experiência positiva que você terá quando estiver realizando os passeios que sempre sonhou.

Caso sinta necessidade, converse com um condutor mais experiente ou, até mesmo, com um marinheiro da sua confiança. Ambos poderão te ajudar a fazer uma escolha que reúna custo-benefício e estética.

4. Vá a bordo

Por fim, a última sugestão para que o processo de compra do seu barco seja o mais assertivo possível e te leve a adquirir o modelo que melhor atende aos seus interesses, é, justamente, a de viver a experiência, pelo menos momentaneamente.

Isso significa que você deve visitar o estaleiro e experimentar, efetivamente, os modelos que estão disponíveis para a compra.

Esse feeling será essencial para que você se decida, pois te ajudará a entender aspectos que são mais difíceis de decidir de maneira exclusivamente teórica.

Sinta se o barco te deixa confortável, se está adequado à proposta pensada e, é claro, se ele está dentro do seu orçamento.

Precisa de ajuda no processo de compra do seu barco?

A compra do seu barco é um processo que exige o entendimento de critérios que vão muito além da aquisição, em específico.

É necessário considerar os fatores que citamos, que começam no objetivo de uso da embarcação e vão até a sua própria sensação ao experimentar os modelos disponíveis.

Por isso, pode ser difícil realizar todo esse processo sem o apoio de um consultor mais experiente. É nesse sentido que nós nos colocamos à disposição.

Entre em contato com a Dione Dias Yachts e marque um horário. Estamos prontos para ajudá-lo a comprar o seu barco dos sonhos!

Outros posts

Fale comigo...